top of page

Alcains, SMD'Acha, Idanha-a-Nova e Ladoeiro

20 de Julho 2014

 

Domingo é o dia mais destinado ao uso das amantes grossas, contudo a malta da bicicleta parece-me andar mais “embeiçada” pelas amantes finas (eu que o diga!)… e que o diga este domingo, onde juntámos 9 amigos do pedal com encontro na rotunda do Modelo: Nuno Eusébio, Luís Lourenço, Paulo Jalles, António Leandro, Jorge Palma, Rui Salgueiro, Pedro Roxo, Agnelo Quelhas e eu (João Valente).

 

Pelas 8:00 ainda fizemos um compasso de espera pelo Jalles que chegou um pouco mais tarde. Já tínhamos quem pagasse os cafés! Ehehehe…

 

Depressa se decidiu o rumo a tomar… “vamos até Idanha-a-Nova”… e assim foi!

 

Saímos da cidade pela N18, com rumo a Alcains, cortando à direita para ir ao encontro da N382 e depois N233, com passagem nos Escalos de Cima, Ponte de S.Gens e subida a São Miguel D’Acha… que já permitiu aquecer um bocadito pelo ritmo imposto!

 

Prosseguimos por dentro da vila e mais à frente virámos azimutes à direita pela N239 com rumo ao cruzamento de Proença-a-Velha, onde não entrámos, uma vez que tomámos  a direcção oposta, com destino ao nosso objectivo do dia,  vila de Idanha-a-Nova.

 

Aqui, nesta localidade raiana, foi tempo de pausa para os comes e bebes ou como agora lhe chamam “kom’s e bebes” na pastelaria do Intermarché. Foi a primeira vez que aqui parei e gostei bastante!

 

Com a malta já toda bem abastecida, seguimos com a nossa animada voltinha, agora em sentido descendente via Srª da Graça, Ladoeiro e ponte sobre o Pônsul, antecedendo mais um momento de saudável vivacidade, Curvas da Monheca acima! Ehehehehe…

 

Nos Escalos de Baixo, baixou-se o ritmo de forma a permitir novamente a junção do grupeto de hoje… que foi feita de forma gradual até à chegada à cidade de Castelo Branco.

 

A grande maioria ainda prolongou a manhã numa tertúlia de esplanada já em Castelo Branco. Eu, apesar da vontade ser muita, optei por antecipar o regresso a casa e dispor um pouco de mais tempo com a pirralha lá de casa! Não podemos querer tudo ao nosso jeito! Há-que saber dividir bem o tempo!

 

Agradeço a boa companhia de todos ao longo dos 92 km’s que percorri nesta manhã de Domingo, esperando que para breve haja novos encontros (assim) numerosos em torno deste salutar desporto!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Até lá… boas pedaladas!

João Valente

bottom of page