top of page

30 de Janeiro 2014

 

Ontem saí para norte em solitário! Hoje saí para sul… acompanhado por 8 amigos: Agnelo Quelhas, Miguel Almeida, Pedro Barroca, Hélder, Ricardo Santos, Martim Nunes, Vasco Soares e David Vila Boa.
 
Tínhamos em mente um roteiro com passagem na Nossa Senhora das Neves e assim o fizemos! Direccionámos os guiadores rumo a Cebolais de Cima via IP2. O frio matinal fazia-se sentir forte mas a antevisão de manhã soalheira animava o grupo!
 
Passamos por Alfrívida, com posterior passagem sobre o rio Pônsul e subida à localidade dos Lentiscais. Na intersecção com a N18, o grupo dividiu-se. O Martim, Ricardo e o David rumaram à cidade, onde tinham de chegar mais cedo. Os restantes prosseguiram em boa harmonia rumo a Malpica do Tejo.

Nossa Senhora das Neves e Ladoeiro

O santuário de Nossa Senhora das Neves um pouco mais à frente de Malpica do Tejo foi o palco da nossa fotografia de grupo. Pudemos contemplar a peculiar ermida e toda a sua envolvência paisagística. Já não vinha aqui à bastante tempo… gostei particularmente deste momento.

 

Retomámos às asfálticas para nos dirigirmos estrada fora até à M554 rumo a Monforte da Beira, onde fizemos pausa alimentar no café “Padeiro”.

 

O nosso destino seguinte era o Ladoeiro com passagem no Couto. A estrada plana e algum vento lateral ditaram velocidades extra-rápidas que tentei contrariar (com sucesso!... privet joke)! Ehehehehe…

 

Já na nacional 240 tomámos a direcção do Rio Pônsul com as suas vizinhas “curvas da Monheca”! Vencidas em bom ritmo, entrámos nos Escalos de Baixo, fazendo a aproximação à cidade com vento frontal… bastante desagradável! Uuuuffff…

 

A volta culminou no local de partida, rotunda das Violetas em Castelo Branco, com os ciclómetros a marcar uma distância superior a 90km’s! A sensação era de satisfação global… ficando futuras incursões asfálticas prometidas para um futuro breve.


Até breve… Com novas pedaladas…
João Valente

bottom of page