top of page

7 de Abril 2014

 

Parece-me que a Primavera regressou de novo! Depois de uma semana cheia de chuva e tempo incerto, a segunda-feira nasce com temperaturas quase a fazer lembrar o verão. Peguei na bicicleta… e saí da cidade sem destino bem definido.

 

Azimutes virados em direção aos Escalos de Baixo… mais à frente rodei à esquerda para a Mata. Não cheguei a entrar em territórios da Lousa, pois tomei a direção de Idanha-a-Nova pela estradinha panorâmica que se estende por 12km’s de uma paisagem sublime! O verde é dominante! Respira-se pureza máxima! Uma paisagem deslumbrante que nos faz esquecer de tudo! Magnífico este troço.

 

Destaque também para a ribeira de Alpreade que corre forte pelo meio da imensa vegetação. Uma paragem obrigatória para contemplar este cenário digno de pintura.

 

Até Idanha-a-Nova é preciso vencer uma série de sobes e desces, que quase passam despercebidos enquanto pedalamos embevecidos pela paisagem que nos rodeia! Muito bom! Chegado a Idanh-a-Nova, percorri a zona central da localidade, saindo rumo a Proença-a-Velha pela estrada nacional 557. Não cheguei a entrar em Proença-a-Velha, cortei à esquerda, tomando a direção de São Miguel D’Acha pela N239.

Mata, Idanha-a-Nova, Proença-a-Velha e São Miguel D'Acha

Fiz apenas uma paragem no café à entrada de São Miguel D’Acha para uma bebida fresca e um suculento bolo de pastelaria. A quente temperatura que se fazia sentir já incomodava a presença de manguitos, pelo que optei por ir sem eles. Foi a estreia deste ano a pedalar em manga curta! Mas pela irregularidade climatérica que nos tem assolado… acho que ainda vamos voltar ao casaquinho de mangas cardadas! Ehehehehe…

 

Segui pela N233, já direcionado à cidade, passando pela Ponte de São Gens e Escalos de Cima. Aqui cortei à direita para Alcains, circundando a localidade pela sua circular externa (!!) até à N18.

 

Em velocidade de cruzeiro deixei Alcains, percorrendo a N18, um pouco menos movimentada a esta hora… para entrar em Castelo Branco pelas 12:30 com cerca de 85km’s percorridos, numa manhã solitária… mas em pura comunhão com o esplendor com que a natureza nos brinda nesta altura do ano. Excelente! Venham de lá mais dias como este!

Até lá… boas pedaladas!

João Valente

bottom of page