top of page

17 de Janeiro 2014

 

Muitas das vezes não posso pedalar nos dias em que a malta amiga albicastrence se reune para dar umas pedaladas! A minha profissão com horário por turnos não me permite essa disponibilidade, pelo que tenho de aproveitar quando o meu horário me permite. Hoje permitiu!


As condições meteorológicas eram algo imprevisiveis, contudo o dia acordou sem chuva. Decidi avançar para uma volta mais longa, e em solitário.


Saí da cidade rumo aos Escalos de Cima, com passagem mais à frente pela Ponte de S. Gens, sobre a Ribeira de Alpreade, cheia e com corrente forte neste altura do ano!


Em bom andamento subi até São Miguel D’Acha, rumando depois via N233 até Pedrogão de São Pedro. Parei para um primeiro abastecimento no Café Fontahão para uma dose cafeínica e uma merecida sandocha.

Penamacor, Póvoa da Palhaça e Alpedrinha

Penamacor, localidade com a sua torre altaneira, logo ali à frente, viu-me passar no cruzamento da N346 e virar à esquerda para uma boa dezena de km’s até cortar para a M561.


Até aqui, a ausência de chuva e um frio suportável, eram excelentes companhias. Contudo, mais tarde a sorte iria mudar!


Nesta estrada municipal, com um piso de alcatrão em condições longe do ideal, passei pela Quinta da Torre, Póvoa da Palhaça, entrando depois na M1075 que nos leva a Catrão, Monte Leal, Vale de Prazeres e Cortiçada. É uma zona, pela qual nunca tinha pedalado, onde o sobe e desce é suportável e as paisagens são bastante agradavéis. O aspeto mais negativo vai mesmo para o piso bastante degradado, tortuoso para bicicleta de estrada!


Alpedrinha, foi o próximo ponto de passagem, rumando depois pela N18 até à Soalheira, onde entrei para nova paragem no Café das Bombas. Sai uma coca-cola a fazer companhia a uma segunda sandes.


Segui pela Lardosa, com viragem ao circuito panorâmico pela Barragem Marateca e posteriormente Póvoa de Rio de Moinhos, até Alcains. A sorte iria mudar nesta zona do percurso, em que a chuva decidiu aparecer e de forma impiedosa. Nos últimos 15km’s do percurso tomei um banho integral de chuva em que se podia torcer tudo quanto era equipamento!

 

Entrei na cidade pelo Parque de Campismo com 124km’s, percorrendo mais alguns km’s pela circular à volta da cidade e zona de lazer! Molhado já eu estava… Cheguei a casa ensopado, mas satisfeito com as sensações que tive nesta voltinha solitária de 132Km’s. Domingo à mais… se São Pedro o permitir!

 

Até lá… boas pedaladas!

João Valente

bottom of page