top of page

9 de Março 2014

 

9 de Março, tarde calma, serena, soalheira… primaveril! Excelente para desfrutar do prazer do pedal em conjugação com natureza! Agarrei na Canyon Aeroad e siga pelo asfalto!

 

Saí da cidade pela Milhã e logo no cruzamento para Caféde, cortei à esquerda pela M551 com nova viragem à direita para Sª de Valverde. Segui em frente no cruzamento que dá acesso à igreja. Fui dar ao Juncal do Campo, seguindo depois para o Freixial e alguns km’s depois Tinalhas. Era agora tempo de embicar para mais um conjunto de estradinhas panorâmicas, que ligam Tinalhas à barragem de St. Águeda. Muito bom este percurso!

 

Com a passagem por esta bacio hidrográfica, cresceu-me o apetite! Parei um pouco mais à frente junto ao Restaurante Casarão para um merecido lanche! Com o sol ainda alto e os ponteiros do relógio a meu favor, segui via N18-7, pelo Viveiros Maria Vaz até ao alto da Lousa. Passei pelo interior desta localidade e segui por outra estradinha peculiar atè à Mata e depois Escalos de Baixo.

 

Começava a ser tempo de regressar à cidade pela N240 e depois N233. Ainda me cruzei com o amigo Luís Lourenço que seguia em sentido oposto… trocámos 2 dedos de conversa e seguimos cada um seu sentido.

 

Na N233, lembrei-me de experimentar a recém-alcatroada estrada de acesso ao aeródromo (bela pista) que faz a ligação com a Fonte Santa, permitindo-me a entrada na cidade de Castelo Branco pelo Bairro das Fontainhas.

 

Culminou assim esta voltinha asfáltica ainda com sol diurno, a querer começar a deitar-se no horizonte e eu, satisfeito por saciar este salutar vício. Haja muitas mais como esta!

 

Até breve… Com novas pedaladas…

João Valente

Juncal do Campo, Lardosa e Escalos de Baixo

bottom of page