top of page

27 de Março 2014

 

Mais uma manhã de quinta-feira guardada para uma voltinha asfáltica. Hoje, além da habitual companhia do Agnelo Quelhas, tivemos também a presença do aniversariante Fernando Micaelo, que resolveu iniciar o seu dia de anos em boa companhia (modestia aparte) e com uns km’s em bicicleta… para ver se deixa de vez o “rabo de palha” numa qualquer estardinha cá da nossa beira baixa.

 

Bom… lá saímos da rotunda das Violetas 15 minutos depois das 8:00, rumando à Taberna Seca, Vilares de Cima, Cabeço do Infante, Silveira de Figos e Sarzedas. O moço até pode ter rabo de palha… mas hoje levava pernas de avestruz! Não por irem depiladas… mas por ir com uma “mexa dos diabos”! Ehehehehe…

Sarzedas, Azenha, Pião, Cardal e Juncal do Campo

O Fernando Micaelo, não nos acompanhou no resto da volta, pois queria estar em casa antes das 12:00… compromissos de pai e cozinheiro! Segui com o Agnelo em direção à pequena estrada que faz a ligação às localidades do Pião, Poeiros, Cova da Azenha, Cardal, “desaguando” na N238 bem perto do Estreito.

 

Já tinha ouvidos uns zum-zuns acerca desta ligação do Pião! Percentagens de subida acima da média, subida com “S”… enfim, a curiosidade falou mais alto e fui in loco sentir a dita. É na verdade um troço bastante engraçado de se fazer… sobretudo por estarmos sempre ladeados de pinhal denso. Respira-se puro! As subidas estão lá… algumas fazem encaracolar os pêlos dos ditos… mas superam-se! Ficaram por lá umas ligações paralelas que me parecem ser interessantes de explorar… um dia destes volto lá!

 

Cá no alto… nas faldas da serra do moradal, percorremos a N238 no sentido da Foz do Giraldo, virando depois para a “rápida” N112 até à Lameirinha, onde fizemos nova paragem para comer o meu 2º pastelinho de carne acompanhado de uma bebida. A toada da conversa era agora sobre capacetes… e sobre o frio que se fazia sentir!

 

Prosseguimos via N112, pelas curvas do Padrão, ponte do Chão da Vã e um pouco antes de chegar ao Salgueiro do Campo, cortámos à esquerda direcionados ao Juncal do Campo, seguindo depois em frente pela estradinha panorâmica que nos leva até à Nossa senhora de Valverde.

 

À entrada na cidade optámos por virar à direita antes da Milhã, indo pela serra da Cardosa até à zona das Violetas onde iniciámos o percurso de hoje.Foi mais uma excelente voltinha em boa companhia… hoje com um acumulado um pouco superior. Venham mais como esta…

 

Até lá… boas pedaladas!

João Valente

 

Na vila das Sarzedas, virámos azimutes à direita, prosseguindo até ao Monte Goula e Azenha de Cima onde fizemos a primeira paragem da manhã. Manhã esta que nos estava a presentar de novo com um clima tipicamente invernal… sol escondido, muito escondido e um frio do caraças! Só faltava chover… coisa que até se verificou da parte da tarde (ainda bem!)

 

Safámo-nos à chuva!Na Azenha de Cima, batemos à porta do café e fomos amavelmente recebidos pela dona de casa/café. Uma simpatia de senhora que partilha a sua casa pessoal com o café nas antigas “lojas do vende quase tudo”. Sentámo-nos e conversámos um pouco sobre as lides velocipédicas cá do burgo!

bottom of page