top of page

29 de Janeiro 2014

 

Quarta-feira, dia 29 de Janeiro, manhã disponível para a prática de exercício físico. Fui dar andamento à minha Canyon… em solitário!

 

Saí da cidade com o ponteiro já a passar das 9:00 matutinas e tomei azimutes a norte com o objectivo de entrar na N233 e depois N240 rumo aos Escalos de Baixo. Não segui o sentido da Monheca… cortei à esquerda para a pequena estradinha que nos leva pela M155 até à Mata e depois Lousa.

 

Na Lousa cruzei a N233 e segui até à Lardosa onde e fiz uma primeira paragem no café Picasso para o cafezinho matinal acompanhado de uma sandocha bem recheada de conduto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

À saída da Lardosa tomei a direcção da barragem da Marateca pela estrada que a circunda e após a passagem pela estação de tratamento de água cortei à direita para a estradinha panorâmica que nos leva até Tinalhas num conjunto de curvas, contracurvas, sobe e desce que dá muito prazer percorrer… especialmente quando o sol envergonhado nos brinda com os raios quentes a fazer recordar a primavera! Muito Bom!

 

Com a chegada a Tinalhas segui a M550 rumo ao Freixial do Campo, cortando à direita para a estrada municipal M1242 que nos leva até ao “centro do mundo” - Barbaído, num bom par de sobes e desces, alguns com boa inclinação!

 

Desci até à N112, seguindo depois via Salgueiro do Campo até ao Restaurante “Nave” onde fiz mais uma “pausa para sossega e bebida fresca a saborear o sol envergonhado!

 

Já cheirava à cidade, contudo um pouco mais à frente da passagem sobre o Rio Ocreza, cortei à direita para fazer a ligação à N233 que vem da Taberna Seca.

 

Agora sim… a cidade acolhia-me de novo, com cerca de 85km’s percorridos. Uma volta que, apesar de solitária, me deu muito gozo fazer! Eu e o meu pensamento! Eu e umas músicas no ouvido! Eu… ao meu ritmo! Excelente!

 

Até breve… Com novas pedaladas…

João Valente

Mata e Barbaído

bottom of page